#4 Playlist Da Semana: Fábio Lopes

Há 3 semanas que andava ansioso pela minha vez de ser o responsável pela #PlaylistDaSemana mas assim que chegou apercebi-me que 10 faixas é muito pouco para tudo o que eu quero mostrar. Por isso, dediquei-me a partilhar um pouco daquilo que ando a ouvir.

Começo com “International” tema de Chase & Status, uma faixa interessante do grupo inglês que mistura o “Dancehall” com o “Trap” fazendo com que tenhamos algo inovador nunca ouvido antes. Continuamos em solo britânico, com “You & Me” dos Disclosure, a música dispensa grandes palavras basta ouvirmos os primeiros segundos para percebermos que a faixa têm uma sonoridade suave que nos faz viajar para outro mundo do house britânico. Suave é também “Darling” da extinta banda Kids These Days, com muita pena minha, esta banda de miúdos de Chicago tinha imenso potencial e isto pode ser comprovado neste tema, mas a opção dos membros foi cada um para seu lado, sendo Vic Mensa neste momento, o único a destacar-se no panorama musical.

A seguir deixamos as músicas feitas a partir de 2010 e voltamos para clássicos de outros tempos. “We Can Freak It” é, sem dúvida, uma das minhas músicas preferidas de sempre, não podia deixar de fora desta minha primeira escolha. Apesar de Kurupt não ser um dos rappers mais conhecidos na atualidade, teve grande importância na divulgação do Hip Hop nos anos 90, tendo criado grandes clássicos e conta no seu historial grandes colaborações com Snoop Dogg, 2 Pac, Dr.Dre entre outros…

“Frágil” dispensa apresentações, assim como Jorge Palma. Numa altura em que o artista comemora 25 anos do lançamento do álbum “Bairro do Amor” a sua presença aqui na Playlist Da Semana é mais uma “mini-forma” de homenagem a todo o seu trabalho.

Voltamos para a segunda década do século XXI com, talvez, a minha maior descoberta deste ano, Elli Ingram. Vem dos arredores de Londres e a sua voz é arrepiante e sedutora que nos deixa completamente viciados no seu EP “The Doghouse” de onde eu retirei este “Gangsta Blues”. Ainda dentro da mesma onda partimos para “Ya Know, tema dos The Internet. Membros do colectivo Odd Future são responsáveis por uma sonoridade diferente dentro do próprio grupo liderado por Tyler The Creator. Uma banda para ouvir e seguir. “Judas e Dalila” de Capicua é uma faixa que oiço há imenso tempo e por mais anos que passem não consigo tirá-la do meu iPod. O tema foi produzido por Sam The Kid e conta com a participação especial de Nerve.

Termino a lista com as duas maiores promessas do nova escola do Hip Hop, uma internacional e outra nacional. Primeiro destaquei “Money Trees” de Kendrick Lamar, proveniente do álbum “Good Kid Maad City”, é uma verdadeira obra prima. E para sair em grande termino com “Não Posso Ficar” dos Grognation, eles que aos poucos têm conquistado o seu espaço no panorama nacional do Hip Hop, tendo já sido aplaudidos por Sam The Kid, NBC, Sir Scratch entre outros… “Sem Censura” é um EP que deve ser ouvido por todos os amantes deste género musical.

Por esta semana é tudo, eu voltarei com mais escolhas brevemente portanto não se esqueçam de seguir a playlist.

http://open.spotify.com/user/buzztvportugal/playlist/496QBiGgiKY5E0yUO8x2eJ

Equipa

Deixar uma resposta