“A Moon Shaped Pool” – “Os Temas Perdidos de Mr.Yorke”

Lançaram o álbum a um domingo à noite (quando costumam sair à sexta), não fizeram publicidade nenhuma (apenas lançaram duas musicas e respectivos vídeos), não deixaram ninguém ouvir antes e metade do álbum é de musicas antigas. Mas mesmo assim conseguiram tornar o lançamento de “A Moon Shaped Pool” num evento mundial.

giphy

Os ingleses Radiohead lançaram neste Domingo o seu 9º álbum de estúdio. Depois de 4 anos fora dos palcos e com o foco no novo material, a banda de Thom Yorke surpreendeu os fans com o lançamento deste LP. Não precisaram de fazer publicidade nem grandes anúncios. Começaram por retirar todo o conteúdo das suas páginas nas redes sociais, assim como apagar o site da banda. Enviaram cartões para os fans registados no antigo site com referencias ao single Burn The Witch. Na Terça-Feira passada lançaram o tão esperado tema de avanço do álbum. Só 3 dias antes, na Sexta-feira é que confirmaram o lançamento do tão esperado novo álbum. Lançaram o segundo single, Daydreaming e deixaram uma pequena nota que dizia que o álbum iria estar disponível a partir de Domingo (8 de Maio). E assim foi!

giphy (1)

Trata-se de um disco muito diferente do anterior mas ao mesmo tempo muito parecido ao que a banda sempre nos apresentou. Um registo folk-rock com misturas electronicas, mas onde principalmente se nota a capacidade de unir os registos vocais e letras de Thom Yorke com as capacidades de orquestrador e atenção ao detalhe de John Greenwood. Um disco que fala sobre o Ambiente (e o quão mau ele ficou), sobre o estado actual do mundo e ainda sobre a relação do vocalista.

Metade do disco é composto por temas que já se conhecia. The Numbers já tinha sido tocada no ano passado por Thom Yorke, sob o nome de Silent Spring. Burn the Witch já era conhecida pelos fans desde 2003, Desert Island Disk, Identikit e Ful Stop também já haviam sido tocadas ao vivo em algum momento durante a carreira da banda ou do vocalista a solo. True Love Waits foi escrita nos anos 90 e foi até lançada uma versão live em 2001 no EP “I Might Be Wrong”. Na altura era composta por guitarra e voz, agora passou a ser tocada com apenas três notas de piano e alguns efeitos, ficando no entanto melhor.

“A Moon Shaped Pool” está disponível no iTunes, Apple Music e Tidal e a edição física chega às lojas no dia 17 de Junho. Irá estar disponível em CD, Vinil e uma edição exclusiva que contará com uma cassete única de gravações antigas da banda.

Texto: António Almeida

António Almeida

Deixar uma resposta