Festivais de Verão: Um guia compreensível para o mês de Agosto

julian-casablancas-vision-of-division-albert-hammond-jr-620x325

Estamos a chegar a Agosto, o pico da época de festivais, ou como diziam os Da Weasel: “Estamos no pico do verão e chove por todo o lado, quero uma de cada e já estou bem aviado…“. Pessoalmente um bilhete para cada dos próximos festivais já me deixava bem “aviado”…

giphy

Mas fora os trocadilhos (que me demoraram 2 horas a pensar), vamos ao que interessa. Agosto é mesmo dos meses com mais festividades musicais em Portugal e como tal resolvemos criar uma lista com os que não podes perder. Ora vejamos:

Meo Sudoeste (5 a 9 de Agosto)
EDM, Strobe Lights e Speeds não te são estranhos? Jay Hardwell, Steve Aoki ou Anselmo Ralph fazem parte das tuas playlists preferidas? Então este o festival para ti!
São 4 dias na Zambujeira do Mar (bem perto da praia ou do “canal”), em que se vai ouvir todo um espectro da mais variada música dentro do EDM. Vais ter oportunidade de passar uns dias a descansar juntos dos teus amigos enquanto ouves alguns dos melhores Dj’s. A novidade deste ano prende-se com a comprar de álcool no recinto portanto cuidado como levam as garrafas e compram a vossa cerveja pois vai ficar mais apertado este ano.
Sol da Caparica (13 a 16 de Agosto)
hgs
Para quem é de Lisboa e achava que os festivais da capital passavam todos por Julho, surgiu o ano passado esta novidade. O Sol da Caparica que acontece, lá está, na Costa da Caparica, é um festival bastante conveniente para quem quer passar o dia na praia (ou jantar n’O Barbas) e depois ir ouvir umas músicas em português. É verdade que os principais nomes são os Xutos & Pontapes, Linda Martini ou Marcelo D2 mas a pequenada não precisa de se preocupar pois o Avó Cantigas também vai marcar presença!
Bons Sons (13 a 16 de Agosto)
 giphy (1)
Antigamente este festival apenas acontecia de 2 em 2 anos. Em 2015 a organização quis mudar as coisas e passa a ser anual. O que é que isto muda? Nada.. Continua a ser uma vila onde só tocam nomes portugueses. Continua a ser ao mesmo tempo que o Sol da Caparica. Continua a levar das melhores bandas portuguesas da actualidade e junta-las todas num só sitio. O espírito neste festival é diferente. Aqui não tens que te preocupar em ver concertos ou ir a uma “diversão”. Aqui preocupas-te com o descanso das pessoas da aldeia.
Vodafone Paredes de Coura (19 a 22 de Agosto)
 
giphy
 Tens altos conhecimentos de música actual? As tuas playlists são maioritariamente com bandas com 100 seguidores? Muitas delas ainda nem fazem música mas tu já as segues? Então este festival é para ti.. ou então não! O que é certo é que as bandas que fazem parte do cartaz deste ano não são desconhecidos nenhuns, desde Tv on The Radio, Blood Red Shoes, Tame Impala as escolhas são muitas e boas. Este é o festival para o pessoal que vai todos os anos até às margens do Rio Tabuão e que finge saber imenso sobre música, quando no fundo o máximo que ouvem é a Britney nos tempos de ouro.
Reverence Valada (27 a 29 de Agosto)
 
giphy (3)
Este é o  último da lista, o último do mês e sem dúvida o última na lista de ser o mais “calminho”. Se Psych Rock, Peyote, Cogumelos alucinogénicos, “headbang” ou “ver coisas” são o teu dia-a-dia, então este é o festival para ti!
Desde Stoned Jesus, passando por Sleep, Jon Spencer Blues Experience ou até mesmo os ingleses The Horrors, podem encontrar uma grande variedade do que melhor anda por aí dentro destes géneros de rock.  Mas atenção, engane-se quem acha que é só pessoal de cabedal e longos cabelos pretos! Nada disso, até porque no Cartaxo com sorte arranja-se uns forcados e talvez uns presuntos.

Agosto vai ser um mês cheio. Entre festivais, férias com a família ou a visita ocasional à praia, aqui na Buzz vamos ter uma agenda super preenchida. Portanto só me resta desejar umas boas férias e uns bons concertos!

Texto: António Almeida

António Almeida

Deixar uma resposta