O que é que se passa no mundo? Por: António Almeida

O Verão já passou, o Outono ainda não se faz bem sentir mas o fim do ano está quase aí e daqui a pouco já se começa a falar no natal, nas festas de “reveillon” e pior nas “listas de melhores discos do ano”! Felizmente essa “fruta” ainda está verde portanto nesta crónica ainda não se vai falar disso. Nem de festivais, que esses ficaram à beira da praia..

giphy (2)

Nestes últimos dias, estivemos um pouco mais afastados da superfície e gozamos de umas pequenas férias. Ao contrario de nós, quem não esteve de férias foi Justin Bieber que andou a lançar umas músicas, tornando-se aparentemente socialmente aceitável gostar do rapaz agora. Ou seja, pode-se gozar com o penteado, a cara e a voz do moço mas agora que se juntou aos “melhores produtores” do momento, já são todos amigos e já é fixe ouvir o canadiano.

No mundo do Hip-Hop, Kanye West continua a fazer das suas e desta vez diz que se vai candidatar à presidência dos Estados Unidos. Entre novas peças de roupa, novas sapatilhas ou um novo filho, tudo serve para manter o rapper ocupado. Do novo álbum “Swish” é que não se sabe nada, portanto esperem mais uns tempos mas esperem sentados. Curiosamente isso é o mesmo que se diz aos fãs de Frank Ocean, que aparentemente desapareceu da Terra. Supostamente o álbum saía em Julho, mas custa-me a crer que tal aconteça.

giphy

Quem não esteve nada parada neste último ano foi Taylor Swift. Ela que tem sido apontada como uma das figuras do ano e depois da edição de “1989” e dos problemas que teve com Apple e o Spotify, parece que é vista como uma Madre Teresa de Calcutá que faz amigos por todo o lado. Prova disso é o facto de estar em Tour pelos “states” e em cada espectáculo arranjar um convidado especial. Desde Mick Jagger, as irmãs Haim, a equipa de futebol feminino americana, The Weekend, etc. (a mim parece-me que no último espectáculo da Tour vai acontecer um dueto com o Cão do Obama, mas ainda é segredo). Se quiserem ver a lista completa é seguirem este link.

E por falar na menina de “Blank Space”, pelo que parece outra coisa que ficou nos últimos tempos é fazer covers de Taylor. O canadiano Ryan Adams e Father John Misty resolveram dar um novo corpo às canções de “1989”, a única diferença é que enquanto um decidiu criar um álbum e ter lucro com isso o outro decidiu tira-las da Internet pois “viu num sonho”. (Vá finjam que não estão aqui em baixo, Shhh).

E porque isto de se estar de férias dá direito a ver televisão que nem um gordinho no sofá, tivemos tempo para ver alguns documentários e series interessantes mas vamos antes dar destaque às que ainda não saíram, pois essas é que interessam.

Os franceses Daft Punk vão finalmente (como se já não se soubesse) revelar a história por detrás da máscara. “Daft Punk Unchained” mostra o lado por detrás das câmeras do duo. Irá contar com as participações de Kanye West, Pharrell, Giorgio Moroder e talvez o Emanuel. A bem dizer já passou na TV francesa, mas por cá também já se sabe que vai passar no DocLisboa (lá por Novembro).

Quem também tem um documentário são os Arcade Fire. “Reflektor Tapes” está nos cinemas e mostra o processo de criação do último álbum da banda “Reflektor”. Para alem de conteúdos exclusivos, “Behind The Scenes” e entrevistas, este filme conta ainda com a estreia de uma nova música, que também estará incluída na versão deluxe do disco e que podem ouvir em baixo. Por cá o filme esteve nos cinemas no último fim de semana, portanto se não foram azarito.

Para finalizar e como não queremos que fiquem sem nada para ouvir, fiquem com uma Mixtape que junta os Weezer e Kanye West. Alex Hodowanec é um estudante da universidade de Ohio e começou por fazer o mashup de apenas duas músicas mas quando percebeu o quão bem encaixavam resolveu criar um álbum inteiro. O resultado está disponível para audição e download gratuito aqui: Yeezer.

Estas são as notícias, o mundo e a música…

Texto: António Almeida

António Almeida

Deixar uma resposta